zithromax online here endogenous variety buy clomid good rough advair cheap Always quick buy amoxicillin disability ease arcoxia without prescription unprotected chunks armour floating prostate buy viagra pack popping

Episódio 5 | Espírito Santo

Especial Verão Brasil

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Endereços
Veja os lugares visitados por Álvaro nessa experiência

 

 

Paneleiras

www.vitoria.es.gov.br

 

Em Vitória, a capital do estado, o bairro de Goiabeiras Velhas guarda um tesouro. O que se faz lá são as panelas de barros capixabas. Elas foram tombadas em 2002 como patrimônio histórico e artístico nacional. Lá na associação das paneleiras de Goiabeiras é que você percebe como até uma panela pode se transformar em arte.

 

 

Dança do Congo

 

A dança do Congo é uma grande tradição do Espírito Santo e teve seus primeiros registros no século 19. Mas uma figura no congo do Espírito Santo é uma verdadeira lenda: mestre Vitalino. Mestre Vitalino cresceu nas bandas de congo da região da Barra do Jucu, uma antiga vila de pescadores muito procurada por seus esportes náuticos.Ele também trabalha como segurança, mas sua verdadeira função é a produção de casacas que são como ícones. A casaca é uma versão de reco-reco, mas nas mãos de Mestre Vitalino se transformam numa obra de arte.

 

 

Slalom no Mangue

www.wakes.com.br

 

Quem vai conhecer a Universidade Federal do Espírito Santo encontra bem ao lado do campus um mangue que é uma das maiores áreas de mangues de uma capital de Estado. E lá se pratica o slalom. A origem da palavra slalom é de um dialeto norueguês e sua primeira sílaba significa uma colina levemente inclinada e, sua segunda, rastro de esquis. Fazer o slalom é basicamente descer num ziguezague entre obstáculos.

 

 

Reserva do Gerente

www.reservadogerente.com.br

 

O sítio do Ademar é usado exclusivamente para a plantação de cana. E essa cana é usada exclusivamente para produzir uma das melhores cachaças do Brasil. O seu Ademar comprou o sítio nas proximidades de Vila Velha em 1986. Quatro anos depois, a Reserva do Gerente, cachaça produzida no alambique no sítio do seu Ademar, começou a ficar famosa. E a partir de 2000, o seu Ademar passou a colecionar prêmios. A colheita da cana no Sítio do Ademar é diária além disso, todos os dias ela vai para a moenda e todo o caldo depois é filtrado e decantado. Depois, o caldo vai ser destilado no Alambique e do alambique tudo isso vai finalmente envelhecer nos barris de carvalho.

 

 

Restaurante Guaramare

 

Vicente Bojovski esteve pela primeira vez no Brasil em 1982 e em 1986 decidiu abrir o Guaramare, o melhor restaurante de pescados do Brasil.O curioso é que ele nunca tinha sido chef de cozinha. Até então era só um poeta e artista plástico vindo da ancestral Macedônia, entre a Bulgária, a Albânia, a Grécia e Kosovo. Uma das curiosidades do Guaramare é que não existe cardápio, o cliente escolhe o peixe e o Vicente coloca na grelha. No Guaramare, não existe fritura nem molhos que possam atrapalhar o sabor do pescado. O Vicente segue à risca a tradição mediterrânea e o Guaramare foi considerado o melhor restaurante de pescados do Brasil pelo Guia 4 Rodas.

 

 

Rafting

www.emocoesradicais.com.br

 

O Rio Jucu nasce a 90 km do mar, no distrito de Domingos Martins. Além de ser um dos mais bonitos da região, o rio é bem útil, gerando 60% do abastecimento de água da Grande Vitória e também boa parte da energia elétrica. Mas o Rio Jucu é famoso mesmo por causa de um trecho com 5 km de corredeiras. Algumas bem perigosas. Mas todas são perfeitas se praticar rafting. As corredeiras são divididas por níveis que vão do 1 ao 6, segundo a Federação Internacional de Rafting e o Rio Jucu tem corredeiras que vão do nível 1 ao 4, mas nas épocas de chuva, chegam ao nível 6.

 

 

Fazenda da Família Ronchi

 

A Pedra Azul é uma área da região serrana do Espírito Santo que é conhecida por abrigar várias propriedades dedicadas à agricultura familiar, e uma delas é o sítio da Família Ronchi. O negócio da Família Ronchi é o morango e hoje trabalham não só com a venda mas com a produção de vários produtos derivados do morango. O Espírito Santo divide com São Paulo a liderança na produção do morango. Mas a produção brasileira ainda é muito tímida em comparação com a mundial.

 

 

Sítio Lourenção

 

Esse sítio começou a ficar famoso com uma receita que a Dona Cacilda trouxe da Itália: o socol. Na Itália, o Socol é conhecido como ossocolo, um embutido que era feito em Vêneto com pescoço de porco. Lá a Dona Cacilda não só aperfeiçoou o nome, como a receita. O socol trocou o pescoço por lombo de porco.

 

 

Windsurf na Curva da Jurema

www.vitoriakitecenter.com.br

 

O Espírito Santo tem várias praias lindas e uma delas é a Curva da Jurema. A Praia da Curva da Jurema, uma das mais disputadas de Vitória, fica entre a Ilha do Boi e a Praça dos Desejos. E como toda praia badalada, ela oferece diversas opções de lazer, como o windsurf, que já é inclusive um esporte olímpico.

 

Fotos | Espírito Santo


A dança do congo
 

Admirando...
 

Alongamento para o rafting.
 

Alvaro Aprendendo as técnicas do wake

Alvaro com a mão na massa
 

Alvaro e as delicias da fazenda Lourenção
 

Alvaro e as panelas prontas!
 

Alvaro e o instrutor de slalom, Ricardo

Alvaro e o propietário do Guaramare, Vicente Bojovski
 

Alvaro e o proprietário da Reserva do Gerente, seu Ademar
 

Alvaro e o Socol
 

Alvaro e os barris da Reserva do Gerente

Alvaro na Fazenda de Morangos
 

Alvaro no Slalom
 

Alvaro preparando a panela
 

Alvaro, Tia Cacilda e Bernadete

Bate papo entre o Alvaro e paneleira, Evanilda
 

Colhendo os morangos da Família Ronchi
 

Descendo as correntezas...
 

Evanilda, moldando a panela

O avestruz do seu Ademar
 

Reserva do gerente
 

Slalom
 

Um agradável almoço no restaurante Guaramare

Windsurf na Curva da Jurema
 
 

Outros Episódios