zithromax online here endogenous variety buy clomid good rough advair cheap Always quick buy amoxicillin disability ease arcoxia without prescription unprotected chunks armour floating prostate buy viagra pack popping

Episódio 16 | Itália

Viagem pela Toscana

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Endereços
Veja os lugares visitados por Álvaro nessa experiência

 

 

O meio de transporte: Mini Cooper

www.bmw.com.br

 

 

 

Florença - O início da viagem

 

Florença fica às margens do rio Arno e é considerada o berço do Renascimento Italiano, já tendo sido chamada de a “Atenas da Idade Média”. De 1865 a 1870 a cidade também foi a capital do Reino da Itália.

 

 

Os jogos medievais

www.ludorumdies.altervista.org

 

O Palio della Brocca era uma espécie de grande torneio olímpico que começou no século 13 – o tempo da Quarta Cruzada, de Dante Alighieri e de Gengis Khan, o homem que comandava os temíveis mongóis e que, segundo dizem, por onde passava a grama não crescia mais. Alguns grupos da Toscana se enfrentavam em diferentes modalidades esportivas. Quem ganhasse mais era declarado o campeão da competição. Palio quer dizer prêmio. Brocca quer dizer jarra. O grupo vencedor levava para casa uma grande jarra de terracota

 

 

Pineider

www.pineider.com

 

No século 18 enviar e receber cartas era um hábito muito importante, quase solene. Escrever era coisa séria. E toda pessoa importante tinha que ter um papel de carta personalizado, um selo de fechamento de carta com brasão e uma série de acessórios exclusivos. Foi aí que surgiu a Pineider. Seu fundador, Francesco Pineider, descobriu uma mistura de fibras que formou um papel com muito mais qualidade. Rapidamente a papelaria virou a preferida tanto de imperadores como de escritores: a casa de Savoia - da família real italiana - foi a primeira a usar os produtos da Pineider. Napoleão só fazia seus brasões e papéis de cartas na Pineider. Os escritores Stendhal, Lord Byron, Leopardi e Charles Dickens também só escreviam nos papéis da Pineider. Era um sucesso. No século 20 a Pineider aumentou seu catálogo de produtos, carimbos, selos, ex-libris, cartões de visita, bolsas e carteiras de couro personalizadas. Tudo o que pudesse levar uma marca pessoal, levava a marca Pineider.

 

 

Hotel Lungarno

www.lungarnohotels.com

 

Um dos sete hotéis que a família Ferragamo possui em Florença. Florença é a cidade preferida do patriarca da família, Salvatore Ferragamo. Salvatore Ferragamo é o nome de uma das marcas de calçado mais respeitadas do mundo. Isso vem de longe: Salvatore Ferragamo passou treze anos em Hollywood e acabou se tornando o criador de sapatos das estrelas. Um dos sapatos mais famosos que ele criou foi o de Dorothy, de O Mágico de Oz. A localização do hotel não podia ser melhor: às margens do rio Arno, ao lado da Ponte Vecchio e com vista para Galleria Uffizi e para o Duomo. TV de plasma, banheira de mármore, cama king size., tudo que um hotel de 1ª classe tem que ter, mas com a opção de um mordomo e um chef particular que só um hotel de primeiríssima classe teria.

 

 

San Gimignano - A primeira parada

 

San Gimignano é uma cidadezinha bem pequena, pertinho de Siena. Além de um museu arqueológico, um museu etrusco e até um museu de torturas, San Gimignano é conhecida também por seu museu ornitológico.

 

 

A Gelateria di Piazza

www.gelateriadipiazza.com

 

Sorvete em italiano é gelato. E é também o nome da sua forma original, porque o sorvete, pelo menos como a gente conhece, foi inventado na Toscana. Quem inventou ninguém sabe, mas quem espalhou a novidade para o mundo foi Catarina de Médici, uma italiana que acabou se tornando rainha da França. Quando Catarina se mudou para Paris ela fez questão de levar seu próprio mestre sorveteiro para cidade. E foi assim que o gelato toscano conquistou o mundo. A gelateria di Piazza é do Sérgio Dondoli. Sérgio Dondoli é um dos dez maestros de gelato em atividade hoje na Itália, e sem dúvida o melhor – o que é comprovado pela quantidade de prêmios que conquistou.

 

 

Siena

 

Siena é uma cidade maravilhosa. Historicamente, após ser devastada pela Peste Negra em 1348, Siena nunca recuperou o esplendor de sua produção criativa. Apesar disso, a cidade continua célebre por seu patrimônio artístico e a impressionante unidade estilística de seu centro.

 

 

Caça de trufas

www.tuscany-truffle.com

 

A trufa de verdade é uma das iguarias mais caras do mundo. Não é chocolate e está longe de ser um brinde. É um fungo. E, acredite, mesmo sendo um fungo é uma delícia. Mas a trufa não é cara desse jeito porque é uma delícia. É cara porque é raríssima e dificílimo de encontrar. Tanto que trufa a gente não planta nem colhe. A gente caça. As trufas são disputadíssimas pela mais alta gastronomia. Por seu perfume e sabor elas deixam qualquer receita absolutamente inesquecível. O preço da trufa varia de 15 mil a 30 mil reais o quilo. Depende da raridade e do tipo. Rino Ambrosio é um dos únicos caçadores de trufas na Itália que tem uma loja onde vende o produto que encontra. Sem intermediários, a procedência e a qualidade do produto são garantidas. O que, no caso de trufas, é como ter a garantia da autenticidade de diamantes.

 

 

Pienza - A segunda parada

 

Pienza é uma cidade que já foi muitas vezes definida como “a cidade utópica” ou “a cidade ideal”. Isso porque Pienza foi uma cidade totalmente planejada na Renascença. Pio II queria porque queria ter um retiro fora de Roma e resolveu reconstruir totalmente sua vila natal. Sabe o que aconteceu? Pienza acabou virando um marco do urbanismo.

 

 

A fabricação do queijo Pecorino

www.pienzasolp.it

 

O pecorino é o queijo mais famoso da Toscana. É feito com leite de ovelhas e precisa sempre ter o formato de uma bola. De uma bola perfeita. Lá eles têm até competições para saber qual a melhor bola de pecorino. O vendido pode ser vendido tanto fresco quanto envelhecido - o que muda é a coloração e o sabor.

 

 

Montalcino - O fim da viagem

 

Montalcino é a cidade onde se produz o melhor vinho da Itália. E aqui, em Tenuta Col D’orcia, é onde se produz o melhor Montalcino.

 

 

Vinhedo Tenuta Col D'Orcia

www.coldorcia.it

 

Os vinhedos de Tenuta Col D’orcia começaram a ser plantados no século 18 pela família Delle Ciaia, de Siena. Com o tempo os vinhedos foram crescendo e a propriedade passou de uma família nobre para outra até 1973, quando o conde Alberto Marone Cinzano comprou a propriedade. A Tenuta Col D’Orcia possui hoje 140 hectares de vinhedos. 106 desses hectares produzem a uva Sangiovese “Brunello”, que é a responsável pelos melhores vinhos. O resto da propriedade ainda tem plantações de Cabernet, Merlot, Syrah, Pinot Grigio e Moscatelo. A escolha das uvas para o vinho ainda é manual. Não é coisa de escolher um cacho, a uva é checada uma a uma para ser aprovada para fermentação. O envelhecimento do vinho é levado muito a sério aqui. Alguns deles chegam a ficar quatro anos nos barris antes de serem engarrafados. A adega da vinícola tem hoje 800 barris de carvalho com capacidade de armazenar 1800 hectolitros de vinho.

 

Fotos | Itália


A Gelateria de Sergio Dondoli
 

Alvaro com Leonardo Ferragamo
 

Alvaro de Armadura
 

Alvaro e as trufas

Alvaro e Firenze by Night
 

Alvaro e o Mini Cooper
 

Alvaro e o pessoal do Ludorum Dies
 

Alvaro e Sergio Dondoli

Alvaro nos Jogos Medievais
 

Alvaro passeando em San Giminiano
 

Alvaro saido do Hotel Lungarno de Leonardo Ferragamo
 

Alvaro treinando Arco e Flecha

Caseificio Solp Pienza
 

Chegando no hotel com o meio de transporte
 

Corsa sui Trampoli
 

Enfrentando o fortão do Ludorum Dies

Experimentando o melhor sorvete do mundo!
 

Fazendo Compras
 

Fazendo Pecorino em Pienza
 

Firenze - Ponte Vecchio

Firenze vista da Piazza Michelangelo
 

Força!!!
 

Jogos Medievais em Firenze
 

Ludorum Dies Jogos Medievais

Luta de espada
 

Nos campos perto de Siena
 

O alvo
 

Pecorino

Piazza della Signoria - Firenze
 

Piazza del Campo in Siena
 

Procurando Tartufi perto de Siena
 

Provando o Brunello de Montalcino na vinicola

Tiro alla Fune
 

Tiro Arco
 
 

Outros Episódios