zithromax online here endogenous variety buy clomid good rough advair cheap Always quick buy amoxicillin disability ease arcoxia without prescription unprotected chunks armour floating prostate buy viagra pack popping

Episódio 1 | Jalapão - Tocantins

Águas do Brasil

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Endereços
Veja os lugares visitados por Álvaro nessa experiência

 

 

Rafting - Cachoeira da Velha

www.novaventura.com.br/

 

A Cachoeira da Velha é um dos cartões postais da região. São 100 metros de extensão e a queda d’água chega a 50 metros de altura. Só de olhar já impressiona. Mas se você quer realmente se aventurar, só fazer o rafting que Álvaro fez no Rio do Sono. É um dos mais emocionantes do Brasil – mas fique antento antes de fechar o passeio: a única empresa autorizada a fazer esse rafiting é a Nova Aventura. Eles usam um trecho do rio onde o Pato Mergulhão, que só vive no Tocantins e corre risco de extinção, não usa. A prática de rafting em qualquer outra área do Rio do Sono é contra a lei.

 

 

Cachoeira do Formiga

jalapao.to.gov.br/cachoeira-do-formiga/17

 

Outro lugar que merece a visita só para tomar um banho e pedir às bençãos a mãe Terra. Ou mãe água. A pequena cachoeira, está localizada nas proximidades de Mateiros, e desemboca em uma piscina de águas verde-esmeralda.

 

 

Mateiros

portal.to.gov.br/mateiros/907

 

O Município é a capital turística do Jalapão e, curiosamente, faz divisa com 3 estados: Piaui, Maranhão e Bahia. A cidade tem menos de 2000 habitantes. Não espere muito conforto. A cidade só tem três pousadas – mas pode esperar bastante simpatia dos moradores.

 

 

Capim Dourado - Mumbuca

www.capimdouradojalapao.com/geral/mumbuca/

 

Mumbuca é uma comunidade Quilombola e foram os próprios moradores que descobriram o Capim Dourado que nascia por lá. O Capim só pode ser colhido entre setembro e novembro, mas o artesanato é feito e vendido durante todo ano. Do capim são feitos diferentes artesanatos: cestas, chapéus, cintos, até brincos, pulseiras e colares. A maior parte da renda da comunidade vem desse artesanato.

 

 

Serra do Espírito Santo

jalapao.to.gov.br/mirante/58

 

Cartão-postal da região, a Serra do Espírito Santo é uma elevação imponente que, através do processo de erosão (chuvas e ventos), dá origem às dunas que se formam aos seus pés. Também existe na serra um mirante, de onde, após uma hora de caminhada em direcão ao cume, é possível se ter uma visão privilegiada de toda a região. O topo da serra é uma grande área plana, que lembra uma imensa mesa elevada. É o local ideal para apreciar as paisagens e horizontes do Jalapão. Já as dunas foram formadas com os segmentos da própria Serra. As dunas do Jalapão estão em constante movimento, guiadas pelos ventos. Ao seu redor está a Serra do Espírito Santo, de formacão arenosa, cuja acão dos ventos causa sua erosão, originando as dunas.

 

 

Fervedouro do Ceiça

jalapao.to.gov.br/fervedouro/16

 

O Jalapão tem alguns fervedouros. O do Ceiça é um deles. O fervedouro é um grande poco de água azul transparente - na verdade, a nascente de um rio subterraneo. A água que brota das areias claras cria o fenomeno da ressurgencia, que torna impossível até o banhista mais persistente afundar.

 

 

400 km do Jalapão

socialpedal.com.br/j400/ij400.html

 

O Jalapão está cheio de trilhas para quem gosta do pedal, então não é mau negócio levar sua bicicleta. Mas se você realmente gosta de pedalar, reserve seus dias de carnaval para fazer os 400 km do Jalapão. Normalmente acontecem de fevereiro a março (só conferir no site acima) e a expedição cicloturística passa por todas as maravilhas da região

 

 

Rapel na Cachoeira da Roncadeira

www.40grausnocerrado.com.br/

 

Essa é para você ir antes ou depois de chegar no Jalapão, porque fica em Taguaruçu, nos arredores de Palmas, capital do Tocantins. A cachoeira tem boa infraestrutra para os turistas e lá você pode contratar pequenas aventuras como a tirolesa e o rapel.

 

Fotos | Jalapão - Tocantins


Conhecendo mais o Capim dourado do Jalapão
 

Com a moçada do Pedal Social Clube
 

Desbloqueando a estrada
 

Almoço no Povoado de Mumbuca

Pedalando no Jalapão
 

A deliciosa rapadura de Buriti
 

Desafiando o Rio do Sono
 

No topo da Serra do Espírito Santo

Mais Pedal no Jalapão
 

Rosi me mostrando mais do Capim dourado
 

Mais do rafting no Rio do Sono
 

Embarcando no Helicóptero

Rapel na Cachoeira da Roncadeira
 

Bordando o Capim Dourado
 

Sede da Associação Extrativista do Capim Dourado do Povoado do Mumbuca
 

Instruções do Rafting

Caminhos difíceis para chegar em Mumbuca
 

Preparação para o Rafting
 

Na Cachoeira da Roncadeira
 

No Serra da Catedral Eco Lodge

O Capim Dourado
 

Sobrevoo sobre a Cachoeira da Velha
 

Mais instruções
 

No Fervedouro do Ceiça

Com meus instrutores de Rafting
 

Com Tato Soares, meu guia na Cachoeira da Roncadeira
 

Chegada de bicicleta na Ponte dos Tocantins
 
 

Outros Episódios